rallyalagoas

TUDO SOBRE RALLY EM ALAGOAS E SOBRE A EQUIPE SURURU

domingo, agosto 20, 2006

RALLY DO AGRESTE 2006 - CAMPEONATO BRASILEIRO DE RALLY CROSS-COUNTRY DE REGULARIDADE



O Rally do Agreste 2006 desde a largada em NATAL, no Rio Grande do Norte até a chegada em MACEIÓ, no estado de Alagoas, será muito mais que uma competição automobilística - será uma aventura pela história e cultura do povo nordestino: Episódios como o cangaço e o bando de Lampião, que aterrorizou o sertão no início do século passado, serão relembrados. O roteiro foi montado seguindo, em parte, a rota que o famoso cangaceiro costumava percorrer com seu bando.
O primeiro pernoite será em CAMPINA GRANDE, na Paraíba, famosa por ter o maior São João do Mundo. A aventura continua na zona do AGRESTE e sertão pernambucano, tendo como destino SERRA TALHADA – terra natal de Lampião. Cidade de 75 mil habitantes, sua grande atração é um enorme paredão rochoso que lhe dá o nome. Era nesta Serra que Lampião e Maria Bonita costumavam dar os lendários bailes perfumados. Antes disto, faremos uma parada na histórica TRIUNFO. O lugar é uma mistura do antigo com o moderno - de um lado o casario antigo e bem preservado, de outro, um novíssimo teleférico, que cruza um lago, rumo ao lado alto da cidade. Também vale a pena uma visita a CASA GRANDE DAS ALMAS, que tem como curiosidade sua localização geopolítica com alguns cômodos no estado de Pernambuco e outros no estado da Paraíba.
O terceiro dia de prova tem como destino a cidade de PAULO AFONSO, na Bahia. Este será um dia marcado pela travessia do RASO DA CATARINA – uma área de caatinga, considerada como o deserto mais seco e árido do Brasil. Era nesse lugar inóspito que LAMPIÃO costumava se refugiar por longos períodos. O trecho a ser percorrido fica fora da área permanente de proteção ambiental (Unidade de Conservação Federal) e terá o monitoramento do IBAMA - Escritório Regional de Paulo Afonso. Em Paulo Afonso – BA, faremos o 4º e 5º pernoites com um DIA LIVRE para descanso.
De Paulo Afonso, margeando o Rio São Francisco, já no estado de Sergipe, chegaremos a CANINDÉ DO SÃO FRANCISCO, onde está localizada a HIDRELÉTRICA DE XINGÓ. A usina foi construída sob os paredões rochosos do canyon do Rio São Francisco – é considerada um orgulho da engenharia nacional. Foi na Fazenda ANGICOS, localizada no Município de Canindé, que em 1938 os soldados da Volante, comandados pelo Ten. PM JOÃO BEZERRA, deram fim à saga de VIRGULINO FERREIRA – O Lampião. Traído por um de seus “Cabras” o Rei do Cangaço caiu numa emboscada e foi aniquilado com todo o seu bando, inclusive sua mulher MARIA BONITA. Ali, após serem mortos pelos soldados, tiveram suas cabeças decapitadas e expostas em praça pública na cidade de Piranhas-AL. Em seguida foram levadas para Salvador-BA. As fotos desse sangrento e sinistro episódio da história do Brasil, poderão ser vistas no pequeno MUSEU DO SERTÃO na cidade de Piranhas - AL.
Dando continuidade ao desafio, atravessaremos novamente o ‘VELHO CHICO’ de volta para o Estado de Alagoas. Na travessia, teremos uma visão geral da barragem e dos túneis que desviam as águas que movem as turbinas da usina. Já no estado de Alagoas, faremos uma parada no memorial da construção da Hidrelétrica, onde se pode ver um modelo reduzido de todo o complexo de Xingó.
Seguindo em deslocamento, chegaremos em PIRANHAS, uma pequena cidade histórica situada às margens do canyon do Rio São Francisco. O lugar ficou marcado na história por ter anunciado ao Brasil o fim de LAMPIÃO, após a chacina da Fazenda Angicos.
Estamos no último dia de competição e ainda temos 300 km de trilhas pela frente. Antes da chegada em Maceió-AL passaremos por ARAPIRACA-AL – a cidade do fumo – esta região é a maior produtora de tabaco do Nordeste. Em Maceió, a chegada será na Av. Beira Mar, um dos locais mais belos da capital alagoana.
Competição, turismo, aventura, história, adrenalina, cultura... Estas são apenas algumas das emoções que o RALLY DO AGRESTE 2006 tem a lhe oferecer.
VENHA PARTICIPAR DESSA AVENTURA ARRETADA!


Contador Gratis